Dúvidas

A Segurança dos Espaços

Os salões de bronzeamento devem cumprir a Norma Europeia e a lei do país. Isso implica:

  • Além de boas informações, cada novo cliente de um centro de bronzeamento recebe uma ficha pessoal para preenchimento e conselhos sobre solário com base em uma análise da pele.
  • A potência dos Solários está limitada a 0,3 Watt/m2. Isto é semelhante á energia solar em uma tarde de verão no Mar Mediterrâneo.
  • Os centros de bronzeamento devem respeitar um limite mínimo de idade de 18 anos: isto em conexão com um risco aumentado de danos à pele em jovens cuja pele ainda está em desenvolvimento.
  • O proprietário(a) de um centro de bronzeamento deve explicar claramente os possíveis riscos do uso (excessivo) de solários.

Comunicação nos Centros de Bronzeamento:

  • Para proteger os olhos, óculos UV devem existir para venda, as cabines devem conter instruções de funcionamento.
  • O modo de funcionamento dos equipamentos deve ser sempre explicado ao cliente.

A investigação médica científica mostra cada vez mais que bronzeamento contribui para a produção natural de vitamina D na pele e, portanto, é bom para a saúde geral. O bronzeamento pelo sol ou pelo Solário é uma alternativa saudável dentro e fora do período de verão.

O sol, especialmente fora dos meses de verão, é insuficiente para produzir vitamina D suficiente. Grupos de alto risco, como os idosos, ou pessoas de pele clara (tipo I e II), mas certamente também as pessoas que não saem muito de casa, correm um risco aumentado de uma deficiência de vitamina D. Está a tornar-se cada vez mais claro, também a partir de relatórios científicos, que a luz solar é muito importante para o bem-estar físico e mental e funcionamento do corpo humano. A luz solar afecta o sistema imunológico, a pressão arterial, a depressão, etc.

Dúvidas

Perguntas Mais Frequentes

Qual a diferença entre o Sol e o Solário?

Os UV's do Sol e os UV's das lâmpadas de bronzeamento não são iguais pois o SOL tem ainda o UVC que apesar de ser filtrado pela camada de Ozono pode em certos períodos e em determinadas zonas atingir a crosta terrestre e em doses mínimas mas existe a possibilidade. Por outro lado o UVC pode atingir a superfície da terra, mas não é emitido pelas lâmpadas existentes nos dispositivos de Bronzeamento artificial. O UVA é transmitido na natureza praticamente não filtrado, também está presente na radiação dos dispositivos solares. A proporção de UVB na luz solar depende fortemente: da hora do dia; a época do ano (máximo em junho, nulo em outubro a março); o lugar na terra; a altura acima do nível do mar e também as condições atmosféricas. Nos dispositivos de bronzeamento, a parcela de UVB depende do tipo de lâmpada escolhida e dos filtros, mas a quantidade é constante. A potência total da luz ultravioleta (UVA + UVB) que pode sair do aparelho de bronzeamento é legalmente fixada em 0,3 W/m2 e rotulada como segura pela Comissão Europeia. Isso corresponde aproximadamente ao sol no Mar Mediterrâneo em um lindo dia ensolarado de verão.

Quanta luz solar realmente vem dos equipamentos de bronzeamento?

Os equipamentos de bronzeamento profissional que encontrará nos membros da ANB cumprem a mais recente norma europeia - uma norma de segurança para garantir a segurança do consumidor. A norma significa que os Solários não podem emitir mais luz ultravioleta do que a que se recebe num lindo dia de verão entre as 12h00 e as 14h00 no Mar Mediterrâneo. Tecnicamente isto pode ser expresso em valores muito precisos, mas esta comparação clara torna mais fácil para os consumidores imaginarem a energia solar. Assim como acontece com o sol ao ar livre, também deve-se lidar com responsabilidade com o sol no solário. É por isso que aconselhamos sempre que desfrute de uma sessão de bronzeamento num centro de bronzeamento profissional ANB. Onde a potência da luz e a duração da sessão correspondem exatamente ao seu tipo de pele. Dá-lhe um belo resultado bronzeado.

Posso fazer solário se estiver grávida?

Existem muitos mal-entendidos sobre o bronzeamento durante a gravidez. Os raios ultravioleta penetram na primeira camada da pele (epiderme) e ativam o processo de pigmentação. No entanto, a profundidade de penetração da luz UV é tão pequena que o feto não corre qualquer risco de entrar em contacto com ela. No entanto, quando você está grávida, deve ter cuidado extra com a luz solar por outro motivo. Nas mulheres grávidas, o equilíbrio hormonal mudou consideravelmente e isso geralmente leva a um aumento da pigmentação da pele. Portanto, algumas mulheres desenvolvem manchas irregulares de pigmentação no rosto - a chamada máscara de gravidez ou pano. As manchas de pigmentação não são prejudiciais, mas são consideradas desfigurantes e ainda podem estar presentes (às vezes anos após o parto). Manter o rosto protegido da luz solar (por exemplo, colocando uma toalha sobre ele) é uma solução. O bronzeamento responsável durante a gravidez garantirá que o seu nível de vitamina D seja mantido.

Pode fazer Solário com idade inferior a 18 anos?

Não no Solário não pode. Leu correctamente. Se ainda não tiver 18 anos, ainda não poderá utilizar o solário. Isso significa que só possível utilizar os solários em um dos nossos Centros de Bronzeamento a partir dos 18 anos. Essa regra foi elaborada há algum tempo, porque os especialistas em pele determinaram que é melhor para os jovens não receberem muita luz solar. A sua pele ainda está em desenvolvimento até os 18 anos. Os danos à pele causados por uma possível queimadura aumentam o risco de desenvolver câncer de pele mais tarde na vida.

O que são aquelas pequenas manchas brancas ou castanhas na pele após o solário?

Depois do solário e ou férias ao sol, as pessoas às vezes descobrem pequenas manchas brancas (ou castanhas) na pele bronzeada. Muitos consideram essas manchas desfigurantes, mas às vezes também se preocupam com o que realmente são. As manchas brancas ou castanhas que podem se tornar visíveis em uma pele bem bronzeada. O que pode ser? Ao ver as manchas brancas, pode inicialmente pensar na doença de pele Vitiligo, mas isso não é provável. Pessoas com vitiligo apresentam manchas de pele maiores, brancas (despigmentadas), de formato irregular e que ocorrem principalmente nas articulações, como cotovelos e nós dos dedos das mãos. As manchas brancas da pele após a exposição ao sol são manchas brancas menores e de formato redondo. Um clínico geral geralmente diagnosticará pitiríase versicolor.

Quando faço Solário o calor é muito e acabo por suar, o meu bronzeado é melhor desta forma?

O calor NÃO bronzeia, os raios UVA e UVB que são os responsáveis pelo bronzeamento não se sentem, não são visíveis nem tem efeito térmico na sua pele. O que acontece é que as pessoas associam o calor ao bronzeado erradamente. Se colocar o ar condicionado no fresco durante a sessão de solário o seu resultado de bronzeamento será mais eficiente e não terá o problema do suor, que também desidrata a pele e expele o creme que possa ter aplicado, assim é errado colocar a temperatura no calor, deve controlar a temperatura e aumentar a ventilação para que a sessão seja confortável sem suar.